Coven C. S. de Hórus



O Coven Círculo Sagrado de Hórus pertence à Tradição Horística dos Sagrados Mistérios Egípcios, fundada pelo sumo sacerdote Mago Eghon Rá-Horakhty, na cidade de Jataí (GO). O nosso Coven é aberto ao público em geral em nossos ritos e eventos públicos, mas apenas as pessoas que manifestam o desejo sincero e sério de obter oportunidade para se dedicarem ao Coven e ao aprendizado da religião Wicca, Paganismo e Mistérios Egípcios são preparadas para tornarem-se membros efetivos do Coven.

Por ser voltado ao publico pagão, prezamos muito a qualidade das pessoas que adentram ao nosso Coven. É regra-geral que todas as pessoas que desejam participar, seja na assistência ou tornar-se "Dedicado/a" ao Coven Círculo Sagrado de Hórusdeve obrigatoriamente compreender e aceitar as seguintes regras basilares de conduta:

1º –  O nosso Coven, bem como esta página na internet se dedicam, principalmente, aqueles que são neófitos no paganismo ou na regilião Wicca; aqueles que já são sacerdotes/sacerdotisas; os que são estudantes da religião Wicca e Paganismo; e aos dedicados e/ou iniciados (como fonte de pesquisa, leitura e informação.

2º – Como magos (bruxos)/pagãos, sabemos que não existe o conceito "cristão" de magia branca ou negra. A verdade é que a magia é uma só, e tais conceitos de "branca", "negra", "boa" ou "ruim", dentre outras, são formas limitadas de mentes não-maduras no conhecimento e no caminho seguido por nosso Coven e nossa Tradição.

3º – Não acreditamos no "diabo", no "satã", no "demônio" ou em "Satanás". A explicação é simples: Tais preceitos e crenças, hoje conhecidos e divulgados pela grande massa, é uma visão única e exclusivamente cristã.

4º – Que fique publicamente bem-esclarecido que não somos satanistas, e muito menos cultuamos o "demônio".

5º - Não aceitamos qualquer pessoa como membro oficial de nosso Coven ou Tradição, justamente por prezarmos a QUALIDADE dos assuntos que abordamos, bem como a COERÊNCIA existente entre a fé que acreditamos e professamos, assim como as ações e atitudes de todas as pessoas que estão conosco nestes ideais únicos e singulares.

6 - Sabe-se que mago/bruxo/bruxa existe até mesmo no cerne cristão, no entanto observando o item anterior evitamos aceitar pessoas que não sejam ou tenham sintonia com o paganismo/wicca/bruxaria (magia) pagã. Todas as pessoas que fazem parte como membros oficialmente, formalmente ou ritualmente aceitos em nosso Coven e em nossa Tradição, são pagãos ou possui uma grande afinidade ao Caminho Antigo.

7º - Visamos o bem-estar e a harmonia de todas as pessoas que são mebros aceitos em nosso Coven e em nossa Tradição, assim sendo, jamais apoiamos e/ou apoiaremos falácias, troca de mensagens ofencivas, fofocas e coisas tipificadas como pecuinhas, intrigas, comentários depressiativos, e tudo mais que contribuir para causar desarmonia em nosso Coven ou em nossa Tradição.

Que a Benção dos Antigos Deuses e Deusas e da Grande Deusa e do Grande Deus estejam sobre todas e todos. Blessed Be!


S.S.W. Mago Eghon Rá-Horakhty
Coven Círculo Sagrado de Hórus  -  Tradição Horística dos Sagrados Mistérios Egípcios


Núcleo-Máter de Jataí (GO)


Nosso Coven Círculo Sagrado de Hórus tem sua sede-máter instalada na cidade de Jataí, região sudoeste do Estado de Goiás. Uma cidade que tem, para nós, um significado místico especial que justifica a instalação do nosso Coven.

Além de ser a cidade-natal do sumo-sacerdote wiccano Eghon Rá-Horakhty (Terry Marcos Dourado), foi em Jataí, no dia 4 de abril de 1955, que o então candidato mineiro à Presidência do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK), prometeu durante seu primeiro comício de campanha, ao responder à pergunta do cidadão jataiense Antônio Soares Neto (Toniquinho JK) que, se eleito for, iria transferir à capital federal, à época, instalada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), para o Planalto Central. Eleito, cinco anos depois, em 21 de abril de 1960, o presidente JK inaugurava Brasília, a nova capital do Brasil, erguida em tempo recorde no planalto central brasileiro. Mas, o que este fato histórico tem a ver com o nosso Coven Wiccano? Você vai entender assistindo aos vídeos e lendo este texto na sua íntegra.

Antes de prosseguir com o texto explicativo, convido você a assistir à vídeorreportagem abaixo, uma produção da TV Rio Claro, da Rede Anhanguera de Televisão, afiliada goiana da Rede Globo de Televisão), em Jataí (GO).





Núcleo Goiânia (GO)

EM CONSTRUÇÃO.



OLHO DE HÓRUS




Hórus, deus egípcio cujos olhos eram ditos como sendo o Sol e a Lua, em luta com Seth, perdeu o olho esquerdo (Lua). Hórus era identificado com o Baixo Egito e Seth com o Alto Egito. Após a batalha, que durou oito anos, os deuses julgaram Hórus vencedor. Em consequência de sua vitória, o Egito foi unificado e os faraós passaram a ser a reencarnação de Hórus. Seth devolveu o olho perdido a Hórus, que o entregou a Osíris.

A imagem do olho de Hórus, combinação de olho humano com a face de um falcão, tornou-se um poderoso talismã para se defender/proteger das energias negativas.

O Olho de Hórus é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa proteção e poder, relacionado à divindade Hórus. Trata-se de um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas.

Segundo a lenda de Osíris, na sua vingança, Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus que foi substituído por este amuleto, que não o dava visão total então colocou também uma serpente sobre sua cabeça. Depois da sua recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Set.

O Olho de Hórus e a serpente simbolizavam poder real tanto que os faraós passaram a maquiar seus olhos como o Olho de Hórus e a usarem serpentes esculpidas na coroa. Os antigos acreditavam que este símbolo de indestrutibilidade poderia auxiliar no renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma. Este símbolo também é frequentemente utilizado e relacionado à Maçonaria.

O Olho Direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos. Aborda o universo de um modo masculino.

O Olho Esquerdo de Hórus representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos e é responsável pela intuição. Aborda o universo de um modo feminino.

Hoje em dia, o Olho de Hórus adquiriu possui também outro significado. É usado para evitar o mal e espantar inveja (mau-olhado), mas continua com os fins de trazer proteção, vigor e saúde a quem o possui ou faz uso deste poderoso instrumento mágico.