Curiosidades

Nesta página, você terá acesso à curiosidades sobre Wicca, Egiptologia, Deus Hórus, Egito Antigo, entre outros temas. Clique nos links abaixo e boa leitura!

O OLHO DE HÓRUS



O Olho de Hórus simboliza a força, o poder, a coragem, a proteção, a clarividência, a saúde. Representa o olhar aberto e justiceiro de um dos deuses egípcios da mitologia: Hórus.

Símbolo Olho de Hórus - O símbolo do "Olho de Hórus" é representado por um olho humano, composto de pálpebras, íris e sobrancelha. As linhas abaixo figuram as lágrimas, que por sua vez, simbolizam: a dor na batalha em que Deus Hórus perde seu olho e ademais estão associadas aos animais gato, falcão e gazela, adorados pelos egípcios.

Lenda do Olho de Hórus - Denominado também de "Udjat" (olho direito) e "Wedjat" (olho esquerdo), que significa "olho inteiro", o olho de Hórus na mitologia egípcia, é um símbolo sagrado que representa o sol (olho direito) e a lua (olho esquerdo), enquanto os dois olhos juntos (Udjat/Wedjat), simbolizam todo o Universo e também as forças da luz. Esse conceito, aproxima-se bastante do símbolo do Tao, Yin e Yang, em que um é o sol, o outro a lua e juntos, formas as forças de tudo o que existe no universo.

Hórus, considerado "Deus dos céus", filho de Osíris e de Ísis, possuía cabeça de falcão e a simbologia da sorte presente neste amuleto que afasta o mal, o "Olho de Hórus", advém da lenda em que ele, para vingar a morte de seu pai, enfrenta Seth, o Deus do Caos; e, como consequência dessa luta, Hórus, perde o olho esquerdo, que por sua vez fora substituído por um amuleto de serpente. Por esse motivo, o olho de Hórus, tornou-se um símbolo de proteção e força, talvez o mais conhecido e utilizado no Egito, usado para conceder poderes curativos. Não obstante, para os egípcios, o olho era o espelho da alma que possuíam poderes mágicos contra o mau olhado e as forças do mal.

Simbologias do Olho de Hórus - O olho de Hórus também representa o símbolo da maçonaria que significa o "olho que tudo vê". Além disso é utilizado em várias ordens de cunho Gnóstico e Esotérico a fim de trazer proteção. Na religião Wicca, o "Olho de Hórus" é muito usado como amuleto protetor e energizador uma vez que seu usuário adquire maior clarividência, equilíbrio e poder de cura. Por outro lado, para os cristãos, é visto como um símbolo demoníaco por associar-se a um Deus pagão.


Nas tradições neo-pagãs o "Olho de Hórus" favorece a ‘evolução’ do terceiro olho, dons estes relacionados à clarividência e, da mesma maneira, simbolizando o "olho que vê", ou seja, aquele que enxerga muito além das aparências. Por esse motivo, atualmente esse símbolo adquiriu grande popularidade sendo muito utilizado em amuletos, livros e objetos ritualísticos como símbolo de proteção, de elevação, de energia. Vale observar que o "Olho de Hórus" é encontrado no dólar, dinheiro americano, símbolo da providência econômica dos Estados Unidos. 


Curiosidades sobre o Egito Antigo (Tempo dos Faraós)