A Religião Wicca

EM PRIMEIRO LUGAR, WICCA NÃO É MACUMBA!

WICCA É, PURA E SIMPLESMENTE, UMA RELIGIÃO QUE CULTUA E RESPEITA A NATUREZA E AS ENERGIAS NATURAIS QUE, DELA, EMANAM.

A WICCA TRABALHA EM SEUS RITOS COM OS ELEMENTOS: ÁGUA, TERRA, FOGO, AR E ESPÍRITO E NÃO PRATICA E NÃO ADMITE QUALQUER TIPO DE SACRIFÍCIO ANIMALNÃO FAZEMOS PACTOS COMO ALGUMAS IGREJAS E SEITAS DIZEM EM MEROS BOATOS CALUNIATÓRIOS E DIFAMATÓRIOS CONTRA NOSSA WICCA.

CONHEÇA A WICCA PARA SOMENTE DEPOIS EMITIR QUALQUER OPINIÃO OU CONCEITO SOBRE ESTA RELIÃO.


Com o passar dos anos, a WICCA vem se popularizando de uma forma significativamente importante. Atualmente, é cada vez mais comum as pessoas ouvirem falar sobre a Wicca, e o número de adeptos desta religião continua em acentuado crescimento. Mas, este quadro positivo nos mostra uma outra realidade: o crescimento também do número de pessoas que têm interesse genuíno, mas não conhecem muito sobre as bases da religião Wicca, ou o que fazer para começar a praticar, ou mesmo como funciona a Wicca. Há, infelizmente, muita gente que deturpa maldosamente - ou mesmo na ignorância pura e simples - a Wicca, atribuindo a ela o falso rótulo de "religião do demônio" ou "religião diabólica" ou "religião satânica". Tudo isso é enganação fanática, uma mentira deslavada que toda e qualquer pessoa que buscar entender a Wicca irá fatalmente descobrir que a Wicca é uma religião do bem, do amor à natureza, do amor à vida e que entra em profunda conexão com as leis naturais e universais.

A seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas e desmitificar alguns tabus sobre a Wicca. Boa leitura.

1  - O QUE É A WICCA?

Wicca é uma religião neo-pagã, ou seja, ela remonta às religiões pré-cristãs (antes do Cristianismo). Os adeptos praticantes da Wicca cultuam os deuses antigos, mas é importante ressaltar que NÃO os cultuamos da mesma maneira que os povos antigos, vez vivemos em outros tempos, com entendimentos diferentes. Isso quer dizer que, EM NOSSA RELIGIÃO WICCA NÃO HÁ SACRIFÍCIOS DE HUMANOS, NEM DE ANIMAIS, NEM PACTOS DE SANGUE. NÃO USAMOS SANGUE. NÃO ADOTAMOS QUAISQUER PRÁTICAS RITUALÍSTICAS QUE VIOLEM A VONTADE DOS MEMBROS. E por fim, informamos que respeitamos e cultuamos a própria Natureza, pois Ela é a própria Divindade.

Cultuamos a Divindade nos princípios masculino e feminino, pois é da união dos dois que vem a VIDA. A Deusa e o Deus são a própria criação. Como diz a Lei Hermética da Polaridade, tudo contém seu oposto; assim, nossos Deuses são tanto o aspecto criador, quanto o aspecto destruidor da natureza. NÃO EXISTE O BEM E O MAL. EXISTE LUZ E SOMBRA, ORDEM E CAOS, VIDA E MORTE. Todos são importantes, pois se não há a morte de algo, outra coisa não pode nascer. E assim, nós, Wiccanos, celebramos o ciclo da vida, do Sol e da Lua. Celebramos o nosso próprio ciclo pessoal de vida e morte.

Os WICCANOS não são meros observadores do ciclo. Os wiccanos são os responsáveis por fazer a Roda continuar girando. Celebramos a Roda Solar, nos solstícios, equinócios e datas intermediárias a eles. Celebramos a Lua Cheia a cada mês, e a cada ritual honramos os Deuses e agradecemos suas bênçãos. Trazemos para nossas vidas e para a comunidade aquilo que achamos necessário.

2  - O QUE É O SACERDOTE WICCANO E COMO INICIAR-ME NA WICCA?

A Wicca é uma religião sacerdotal. Isso significa que todos aqueles que se tornam wiccanos são sacerdotes e sacerdotisas. Não existe um sacerdote e vários fiéis, como nas igrejas cristãs. Todos os wiccanos fazem toda a prática e têm o conhecimento sacerdotal. 

Para que você se torne um sacerdote iniciado, deve passar por um período que se chama "Dedicação". A "Dedicação" é um período de no mínimo um ano e um dia. Na "Dedicação", você vive a energia de cada celebração, cada estação, conhece os Deuses, e principalmente SE conhece. Estuda mitologia, magia, pratica meditações, estuda um pouco de cada sistema mágico, aprende a usar um oráculo, entre outras atividades.

Dentro de uma Tradição, você terá alguém responsável por seu treinamento (o termo dedicador é restrito a algumas tradições - o seu dedicador é que lhe dará tarefas). Como solitário, é você quem vai decidir o que quer estudar e praticar.

Apesar de algumas tradições de bruxaria não aceitarem, a nossa "Tradição" reconhece a autodedicação e a autoiniciação como caminhos igualmente válidos de Dedicação e pré-sacerdócio, bem como o caminho solitário. Independente do tipo de treinamento, se ao final do processo você estiver pronto, e se realmente for o seu caminho, você se tornará um Sacerdote Wiccano. Sua sacerdotisa/sacerdote e os Deuses te reconhecerão como um "Iniciado". O Iniciado, então, passa a estar sujeito à chamada Lei Tríplice. Esse é um conceito muitas vezes equivocado para algumas pessoas.


2  - O QUE É VERDADEIRAMENTE A "LEI TRÍPLICE"?

Em primeiro lugar, é importante lembrarmos da Lei da Causa e Efeito que afirma que para toda ação há uma reação. Isso não se aplica apenas à magia, mas também à física, como nós sabemos. Todas as pessoas estão sujeitas a isso.

Em um nível mais profundo, que na magia tem extrema importância, isso quer dizer que nós somos responsáveis por todos os nossos atos, e assim pelas conseqüências deles. Um bruxo deve ser capaz de reconhecer sua responsabilidade por seus atos, sejam eles mágicos ou não, e aceitar as conseqüências deles, sejam elas boas ou não. O Conselho Wiccano parte desse princípio: "faça o que quiser, sem a ninguém prejudicar". 

A Lei Tríplice passa a atuar apenas a partir do juramento de Iniciação, em que o sacerdote se submete a ela. A partir de então, a cada ação, haverá um retorno triplicado. Por quê isso? Exatamente porque, ao se iniciar, o sacerdote faz um compromisso de ser a representação dos Deuses, e assume responsabilidades perante a Eles. Por isso, não é um juramento a ser feito da boca para fora. A escolha de ser iniciado, ou de se iniciar, exige comprometimento, exige honrar a sua palavra. Por isso o período de "Dedicação" é tão importante. Ele é o período de experiência, para que, ao final dele, você tenha total certeza da sua escolha. Um detalhe importante: NÃO CONFUNDA COMPROMISSO COM PACTO. NA WICCA NÃO HÁ PACTOS.

Ainda sobre a Lei Tríplice... Talvez isso assuste algumas pessoas, mas não é esse o objetivo. O processo de dedicação (e mesmo depois) é realizador. Conhecemos os Deuses, aprendemos muito, conhecemos a nós mesmos. E depois que a Deusa toca o seu coração, você nunca mais será o mesmo.



UM POUCO MAIS SOBRE A WICCA


Uma regra-base válida a toda e qualquer pessoa que deseja tornar-se um/a wiccano/a: Antes de tudo, é extremamente necessário conhecer a religião neo-pagã e identificar-se com ela.

A religião Wicca é constituída magias e rituais voltados à conexão direta com a Natureza, trabalhando com os cinco elementos que são: TERRA, AR, FOGO, ÁGUA e o ESPÍRITO (ÉTER-ETÉREO).

A religião Wicca não acredita em apenas um único Deus, mas também uma Deusa, podendo identificar-se com outros tipos de Deuses. A Wicca nos propicia essa liberdade de cultuar outros Deuses e também aceita outras religiões, desde que faça o bem e não prejudique a quem quer que seja.

Existem muitos COVENS, grupos geralmente formado por no máximo treze pessoas, onde as pessoas wiccanas já iniciadas praticam a magia em grupo, ou seja, onde as pessoas aprendem e realizam juntas a magia (ou bruxaria, como quiser chamar) e também comemoram os Esbbaths e os Sabbaths, festivais realizados de acordo com as lunações (fases da lua) ou as estações de acordo com a roda do ano, respectivamente, totalmente diferente do calendário cristão.

Uma diferença da religião Wicca e do Catolicismo (ou Cristianismo), é que ambos trabalham com magias. A Igreja Católica, por exemplo, faz algumas espécies de "simpatias ou rituais disfarçados" do tipo das que curam mau olhado, simpatias de amor e casamento ao Santo Antônio, mistura do azeite na água, rituais nas missas, a limpeza energética com incenso, entre outros ritos.

Nós, wiccanos, já realizamos rituais diferentes a começar pelo próprio nome. Para nós, simpatias são rituais, a exemplo dos rituais para amor, rituais para prosperidade, rituais para proteção, rituais de banimento, rituais para banhos energéticos e diversos outros. Há que se destacar que mesmo as Igrejas Evangélicas também praticam alguns rituais similares, porém, com o nome de "corrente de libertação", "corrente do amor", "batismo na água', "ritual da fogueira santa", entre muitos outros. E os cristãos em geral, tanto católicos, quanto principalmente evangélicos (com destaque para neopentecostais e fundamentalistas religiosos) nos atacam de forma caluniosa, preconceituosa, maldosa, depreciativa, mentirosa e com difamações, pregando e propagando uma mentira sem cabimento, deslavada, sem qualquer fundamento de que a religião Wicca é satânica, ou diabólica ou realiza pactos com o Diabo. Isso jamais foi, é ou será uma verdade, principalmente porque não praticamos rituais de sacrifícios de animais, tão pouco usamos sangue em nossos rituais.

Em nossos rituais fazemos uso de água, vinho, incensos, cristais, ervas diversas, sal e alguns outros objetos específicos da Wicca. As terapias naturais têm muito a ver com a Wicca, uma vez que elas trabalham a cura através dos tratamentos para a saúde física e espiritual utilizando o poder terapêutico complementar de certas pedras, ervas, cores e aromas muito eficazes por originarem da Natureza, e assim terem origem divina.

Para o iniciante, a pessoa "Dedicada" e qualquer em qualquer nível, a pessoa praticante da Wicca deve entender e rigorosamente praticar as 13 metas basilares da Wicca, que são:

01)  Conhecer-se a si mesmo.
02)  Saber sua própria arte.
03)  Aprender.
04)  Utilizar o seu conhecimento.
05)  Manter o equilíbrio de todas as coisas.
06)  Manter suas palavras sinceras.
07)  Celebrar a vida.
08)  Manter seus pensamentos verdadeiros e positivos.
09)  Alinhar você mesmo de acordo com os princípios da terra.

10)  Exercitar seu corpo e sua mente.
11)  Meditar, refletir, cuidar do seu interior.
12)  Honrar a Deusa e o Deus.
13)  E o mais importante na wicca: não prejudicar ninguém, não interferir no livre arbítrio das pessoas em qualquer circunstância ou situação.



A Wicca também nos exige que respeitemos alguns princípios, a saber:

1) Praticar sempre o bem, seja para a natureza, os animais ou as pessoas.

2) Não falar da Wicca como única religião ou a única religião verdadeira.

3) Nunca divulgar os seus conhecimentos com quem não pratica a nossa religião Wicca.


Sumo Sacerdote Wiccano (S.S.W.) Mago Eghon Rá-Horakhty
Fundador e patriarca do Coven Círculo Sagrado de Hórus
Fundador e patriarca da Tradição Horística dos Sagrados Mistérios Egípcios