Leis da Wicca

Um altar wiccano. (Foto: Reprodução da Internet)

Em regra geral, TUDO QUE VOCÊ FAZ - DE BOM OU DE MAL - RETORNA PARA VOCÊ COM TRÊS VEZES MAIS FORÇA. Esta é a LEI TRÍPLICE, lei-base da Wicca. 

Na Wicca o livre-arbítrio de seus praticantes (wiccanos ou wiccans) é respeitado e rigorosamente garantido, com base no princípio-geral "FAÇA O QUE QUISERES, SE FOR PARA O BEM". Mas, é bom ressaltar que este princípio-geral deve, incondicionalmente, respeitar e ser cumprido sob os ditames da LEI TRÍPLICE, pois, mesmo na Wicca, CADA UM É RESPONSÁVEL POR SUAS PRÓPRIAS AÇÕES E PELAS CONSEQUÊNCIAS - BOAS OU NÃO - QUE ELAS (AS AÇÕES) ACARRETAM. 

Assim sendo, definitivamente, no nosso Coven Círculo Sagrado de Hórus e na nossa Tradição Horística dos Sagrados Mistérios Egípcios NÃO ADMITIMOS, NÃO TOLERAMOS, NÃO INCENTIVAMOS e NÃO PRATICAMOS QUAISQUER AÇÕES QUE OBJETIVEM CAUSAR QUALQUER MAL A ALGUÉM ou que resultem em malefícios a outrem, ou mesmo que interfiram no livre-arbítrio alheio. Quem desejar participar conosco com estes objetivos, não será aceito em nosso Coven e em nossa Tradição. E qualquer membro de nosso Coven ou de nossa Tradição que for descoberto infringindo estas regras de conduta será imediatamente excluído(a) sem direito a retorno.

Scott Cunningham em seu livro "Guia Essencial da Bruxa Solitária" dá algumas dicas de como você utilizar bem seu poder evitando assim, ser punido por seu mal uso. Vamos a elas: 

1. O Poder não deve ser usado para gerar danos, males ou para controlar os outros. (Se surgir necessidade para tais atos, o Poder deverá ser usado APENAS para proteger sua vida ou de outros);

2. O Poder só deve ser utilizado conforme as necessidades;

3. O Poder pode ser utilizado em seu benefício, desde que ao agir não prejudique ninguém

4. Não é sábio aceitar dinheiro para utilizar o Poder, pois ele rapidamente controla o que o recebe. Não seja como os de outras religiões; 

5. Não utilize o Poder por motivo de orgulho, pois isto desvaloriza os mistérios da Wicca e da magia; 

6. Lembre-se sempre de que o Poder é um Dom sagrado da Deusa e do Deus, e não deve JAMAIS ser mal usado ou abusado; 

(Fonte Bibliográfica CUNNINGHAM, Scott: Guia Essencial da Bruxa Solitária, Editora Gaia; 
PIETRO, Claudiney: Wicca Ritos e Mistérios da Bruxaria Moderna, Editora Germinal) 


A LEI WICCANA 

1. Somos da Antiga Tradição, daqueles que caminham com a Deusa e com o Deus e recebem seu amor.

2. Conserve o Sabbats e Esbats para melhorar suas habilidades, caso contrário, diminuirá sua conexão com a Deusa e com o Deus.

3. Mal nenhum. Esta é a antiga lei e ela não está aberta para interpretações ou mudanças.

4. Que não jorre ou caia sangue nos rituais. A Deusa e o Deus não precisam de sangue para que sejam adorados de maneira apropriada.

5. Aqueles da nossa Tradição são bons com todas as criaturas, no entanto, aqueles que têm pensamentos negativos e nos esgotam inteiramente, não são dignos de nossa perda de energia. A miséria é autoimposta, assim sendo, também a alegria, portanto crie alegria e despreze a miséria e a infelicidade. E tudo isto com sua força interior. Não há mal algum.

6. Ensine somente aquilo que você sabe, dê o melhor de si, para aqueles estudantes que você escolheu, mas não passe conhecimento para aqueles que poderiam usar seus ensinamentos para destruir ou controlar. Além disso, ensine sem vangloriar-se. Lembre-se sempre: aquele que ensinar por vaidade conseguirá somente um pouco de orgulho por seu trabalho, mas aquele que ensinar por amor será envolvido pelos braços da Deusa e do Deus. 

7. Nunca esqueça de que, se você pretende estar dentro da Tradição Wiccana, você tem a obrigação de manter a Lei Wiccana próxima a seu coração, pois é a natureza da Wicca manter a Lei. 

8. Se a necessidade chegar, nenhuma lei poderá ser modificada ou descartada, e se novas leis forem escritas para substitui-las, contanto que estas novas leis não descaracterizem as antigas: não há mal algum. 

9. Bençãos do Deus e da Deusa para todos.




Sumo Sacerdote Eghon Rá-Horakhty
Coven Círculo Sagrado de Hórus
Tradição Horística dos Sagrados Mistérios Egípcios