29/10/2013

É tempo de renovação e renascimento. É tempo de Beltane!

O Beltane (ou Beltain ou Beltaine) é o mais alegre de todos os festivais celtas. As danças em volta da fogueira propiciam uma deliciosa magia de alegria nos participantes. No Hemisfério Norte, o Beltane é comemorado no dia 30 de abril. Mas aqui, no Hemisfério Sul e, mais precisamente no nosso Coven Círculo Sagrado de Hórus, da Tradição Horística dos Sagrados Mistérios Egípcios, comemoramos o Festival de Beltane no próximo dia 31 de outubro.

Festival de Beltane

O Beltane é, numa definição objetiva, o "Festival da Fertilidade". Beltane simboliza a união fértil das energias feminina e masculina, também a fertilidade da terra e os fogos de Belenus - deus celta - com toda a sua poderosa luz e energia.

Segundo a história, durante o Festival de Beltane, fogueiras eram acesas no topo de montes e lugares considerados sagrados. O ritual é muito importante nas regiões celtas. Tradicionalmente, as pessoas queimavam oferendas, a exemplo de bastões (tótens) na intenção de que o poder do fogo fosse transferido para seus rebanhos. Também pulavam fogueiras para se beneficiarem das poderosas energias do fogo. Interessante ressaltar que este gesto de pular a fogueira foi adotado, aqui no Brasil, nos festejos juninos cristãos, principalmente o de São João.

Beltane saúda a estação do verão, marcando o início da mesma, e marca o final (morte) da estação do inverno, comemorando a primavera. É um festival alegre comemorado com danças e banquetes, coroas de flores. Beltane também é o período onde a renovação da Natureza é intensificada juntamente com a criação e o amor. É o começo do "ciclo da luz" (o ciclo de iluminação ou clareza no ano celta).

Beltane nos alerta para os cuidados que devemos ter com nossas ações e nossas palavras, pois tudo que houvermos plantado iremos, fatalmente, colher. Se a colheita será de coisas boas ou não, isso vai depender das escolhas que fizemos e, óbvio, de tudo aquilo que plantamos no Ciclo da Vida. Por esta razão, Beltane nos pede para que, sempre, ajamos com sabedoria, prudência e discernimento. Beltane nos chama à reflexão do que temos feito em e com nossas vidas e, assim, qual o futuro que estamos semeando para nós mesmos?

Em tempos de Beltane, o momento nos exige uma reflexão profunda sobre os "plantios futuros", ou seja, quais serão as "sementes" que estaremos lançando neste próximo ciclo existencial. Recomenda-se fazer uma lista de projetos, intenções e desejos para a nova estação. Escreva em um papel todas as suas metas, seus ideais, objetivos, suas prioridades de vida, enfim, tudo que você pretende conseguir/conquistas a curto, médio e a longo prazos. Vai fazendo isso mentalizando que cada tópico que você coloca no papel seja uma semente que está sendo plantada e que, muito brevemente começará a germinar e a se desenvolver com muito poder, vitalidade e força.

Como já mencionamos, Beltane (ou Beltaine) quer dizer "Fogo Brilhante" ou "Fogos de Bel", numa homenagem a Bilé, considerado pelos celtas o "pai dos deuses e dos homens". Segundo a mitologia, foi por Beltane que os Tuatha de Danann conseguiram chegar à Irlanda. Também na Religião Wicca, o Festival de Beltane é uma comemoração da fértil união dos amantes, personificados na Grande Deusa-Mãe e no Grande Deus Cernunnos (Cornífero). Neste festival também se comemoram a criatividade, a cura e a fertilidade.

Beltane é a sagrada união entre os Céus e a Terra, com o reencontro dos dois mundos. O intenso calor do sol e a renovação da exuberância da Natureza criam uma atmosfera de alto poder encantador com muita paixão e amor.

Ao passarmos pelos "fogos de Beltane", estamos nos purificando e vivenciaremos um período de transição mágica onde faremos, para nós mesmos, o anúncio da esperança de colheitas felizes, promissoras e satisfatórias, enfim, colheitas de bênçãos que nos farão sentir muita felicidade e satisfação.

Um dos pontos e tradicionais do Festival de Beltane ocorre quando os participantes passam por entre duas fogueiras. Na nossa Wicca moderna, as fogueiras podem ser representadas por velas ou tochas. Também não podem faltar as músicas, danças, comidas e bebidas.

Beltane é um momento mágico altamente propício aos feitiços (encantamentos) de amor, cura, prosperidade. Então, vamos comemorar e revigorar a nossa fertilidade representada na força da vontade de viver e na esperança de um novo ciclo existencial mais promissor, mais feliz e mais abençoado?

Blessed Be!


S.S.W. Bruxo e Mago Eghon Rá-Horakhty
Sumo Sacerdote Wiccano - Fundador do Coven Círculo Sagrado de Hórus
Fundador da Tradição Horística dos Sagrados Mistérios Egípcios
Fundador da Igreja Wiccaniana do Estado de Goiás (IWG)
Criador da RedLacWicca (Red Latinoamericana y del Caribe de Wicca y Paganismo)
Criador e apresentador do "Programa Magia" (WTVA - Internet)