21/12/2013

Um abençoado Festival de LITHA a todos!

Sábado, 21 de dezembro de 2013. Daqui a pouco, exatamente às 15h11min, horário de Brasília, o verão chega ao Brasil, em nosso Hemisfério Sul. Isso quer dizer que hoje teremos o Solstício de Verão. Na Religião Wicca, estamos falando do mágico Festival de Litha (ou Midsummer).




Vale ressaltar que, no Hemisfério Norte, Litha é comemorado em 21 de junho. Mas o nosso Coven Círculo Sagrado de Hórus e a nossa Igreja Wiccaniana do Estado de Goiás (IWG) adotam a roda anual do Hemisfério Sul. 

No ápice do verão, a Deusa e o Deus se encontram em plena juventude e com tota energia da vida ascendente. Na noite do Midsummer (Solstício de Verão), fadas, duendes e todos os elementais correm pela Terra celebrando o fervor da vida.

A data de Litha era comemorada nos tempos antigos geralmente com jogos e festivais. O corpo e o físico são reverenciados nesta data. No dia da celebração de Litha, o sol atingiu a sua plenitude. É o dia mais longo do ano. O Deus chega ao ponto máximo de seu poder. Este, é o único Sabbath em que, às vezes, se fazem feitiços, pois o seu poder mágico é deveras intenso, forte.

No dia da celebração de Litha, é o momento de pedirmos coragem, energia e saúde, mas não devemos esquecer que, embora o Deus esteja em sua plenitude, é também nesse momento em que, segundo o mito, o Deus começa a declinar. Logo, o Deus dará o último beijo em sua amada, a Deusa, e partirá no Barco da Morte em busca de Summerland - a Terra do Verão.

Da mesma forma, devemos ser humildes para não sermos cegados pelo brilho do sucesso e do poder. Tudo no Universo é cíclico, ou seja, devemos não somente nos ligarmos à plenitude, mas também aceitar o declínio e a morte para, em seguida, tudo se renovar.

No dia da celebração de Litha costuma-se fazer um círculo de pedras ou de velas vermelhas. Queimamos, no caldeirão, flores vermelhas ou ervas solares (a exemplo da camomila) juntamente com os pedidos que temos a fazer.

São ervas típicas da Celebração de Litha (Midsummer): camomila, sabugueiro, lavanda, artemísia, pinho, rosas, verbena, samambaia, cravo, margarida, lírio e hera.

São comidas típicas desta festividade: frutas frescas e vinho doce.

Desejo um abençoado e mágico Festival de Litha a vocês!



S.S.W. MAGO EGHON RÁ-HORAKHTY
Sumo Sacerdote e Fundador da Igreja Wiccaniana do Estado de Goiás
Fundador do Coven Círculo Sagrado de Hórus e da
Tradição Horística dos Sagrados Mistérios Egípcios
Fundador da RedLacWicca
Red Latinoamericana y del Caribe de Wicca y Paganismo