01/08/2014

Um feliz e abençoado IMBOLC a tod@s!

A Igreja Wiccaniana do Estado de Goiás (IWG) celebra a Roda Anual do Hemisfério Sul. Assim, nesta sexta-feira, 1º de agosto, celebramos o Sabbath (Sabá) de Imbolc.



Na Europa Antiga o elemento fogo sempre foi muito significativo, fundamental e sagrado.

Entre outras utilidades, o fogo servia principalmente para aquecer nos dias gélidos do intenso inverno europeu quando, para amenizar o frio intenso, era costume acender fogueiras.

Conta a História que o Festival de Imbolc foi descoberto na Escócia, Ilha de Man e na Irlanda. Imbolc, é considerado com um dos quatro festivais sazonais gaélico, junto com Beltane, Lughnasadh e Samhain, também se correspondendo com o tradicional festival galês Gŵyl Fair y Canhwyllau. Os cristãos comemoram essa data com o dia de St. Brígida, especialmente na Irlanda.

Imbolc aparece mencionado em algumas das mais antigas literaturas irlandesas. Há evidências de que, esta, tenha sido uma data importante desde os tempos antigos para os povos celtas, com fortes crenças de que Imbolc era, originalmente, uma festa pagã do povo celta, em associação à deusa Brighid, e que adotada pelos cristãos com o nome de festival à Santa Brígida, fazendo uso - eles, os cristãos - da imagem de Santa Brígida, uma versão cristianizada da deusa Brighid. 

No Festival de Imbolc, as chamadas "cruzes de Brighid" são feitas e uma figura em forma de boneca representando a deusa Brighid (ou Santa Brígida), e recebe o nome de Brídeóg

No festival tradicional e original, a boneca é construída para ser exibida em desfile pelas ruas das cidades. E pelo rito primário tradicional, para receber suas bênçãos, as pessoas construíam uma espécie de "cama" para Brighid. 

Neste espaço, colocavam oferendas e itens a serem abençoados por Brighid. Era comum, tradicional, que fazendeiros e proprietários de animais fizessem pedidos à deusa Brighid para que ela abençoasse suas plantações, seus rebanhos, dentre outros animais domesticados.


Vale ressaltar que muitos destes costumes originais do século 20 se perderam com o tempo e as mudanças das sociedades. Mesmo assim, a tradição de celebrar o Festival de Imbolc ainda acontece em vários lugares do mundo, atualmente no formato de "evento cultural".

A partir do final do século 20, muitos wiccanianos e neopagãos têm comemorado o Festival de Imbolc, na grande maioria das vezes adaptando-o às suas regiões. Vale aqui ressaltar que tais adaptações não representam, necessariamente, a original festa celta.

Brighid é a Deusa do plantio e da colheita. É a Deusa da Criação. Deusa da Poesia. Deusa do Calor e da Família. Deusa do Trigo e do Pão que alimenta e nutre o corpo e a alma (pão e trigo simbólicos). Brighid é a Deusa do Fogo, pois representa a Criação. Ela representa também o manuseio, as construções de armas, sendo também uma Deusa Tríplice. 

Nesta noite de 1º de agosto, dia em que celebramos alegremente o Festival/Sabbath de Imbolc, por seguirmos a Roda Anual do Hemisfério Sul, também celebramos a Deusa BrighidFaçamos com fé, amor e alegria nossos bonecos de trigo. 

Cruz de Brighid.

Assemos pães e espalhemos trigo e leite pelo solo em homenagem e num gesto de respeito, carinho e gratidão a Brighid e façamos a ela nossos pedidos de bênçãos para as colheitas que pretendemos fazer em nossas dias, nos próximos dias, semanas e meses.

Hoje, 1º de agosto, é o dia de comemorar o nascimento, já que nesta data após o nascimento da "criança da promessa" (o novo ciclo da vida), o calor voltará em breve. É o dia pedir que o próximo florescer do planeta Terra seja próspero, seja com paz, amor, saúde e, principalmente, de grandes e profundas realizações em nossas vidas.

Que a poderosa Cruz de Brighid que você pode fazer, consagrar e colocar em sua casa, possa lhe trazer proteção e bençãos ao lar. Coloque-a do lado de fora da porta de entrada de sua casa para que ela aja como um poderoso escudo protetor.

Viva Brighid! Viva Imbolc!

S.S.W. Mago Eghon Rá-Horakhty
Fundador e presidente da IWG
Igreja Wiccaniana do Estado de Goiás